No dia 27 de novembro deste ano será comemorado o bicentenário do nascimento de Teófilo Benedito Otoni. Este personagem histórico foi uma figura de destaque não só para as cidades do Serro (onde nasceu) e de Teófilo Otoni (que fundou), mas também para todo o Vale do Mucuri e do Jequitinhonha, para Minas Gerais e para o Brasil. A sua importância é muito maior do que a que a história oficial lhe atribui. Por isto, sempre teve um reconhecimento e uma popularidade especiais junto a amplos setores do país, o que justifica a utilização desta oportunidade para reapresentá-lo às novas gerações de mineiros e brasileiros.
PROGRAMAÇÃO
De agosto a novembro serão organizadas atividades em várias cidades de Minas Gerais, como Teófilo Otoni, Serro, Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte. Estão também envolvidos nas comemorações o Governo Federal, o Governo de Minas, o Senado Federal e a Assembléia Legislativa. Será lançado pelos Correios um selo em comemoração à data e desenvolvidas atividades acadêmicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). As iniciativas contam também com a participação do Banco do Brasil, Associação dos Amigos do Serro (AASER) e Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (AFATO), além da própria família Otoni. O BOLETIM estará noticiando periodicamente estas e outras atividades comemorativas.
A programação e o calendário ainda não estão completos nem totalmente confirmados. Em cada BOLETIM, as atividades serão noticiadas, mas já estão sendo preparadas as seguintes iniciativas:
- 22/08 - Atividade na União Estudantil de Teófilo Otoni
- 23/08 – lançamento do selo comemorativo dos Correios, em Teófilo Otoni (data de inauguração da Estrada Santa Clara-Filadélfia, há 150 anos)
- Até novembro, serão realizadas atividades culturais e escolares em Serro e Teófilo Otoni
- 1.ª quinzena de novembro – lançamento do livro comemorativo, do jornalista Nilmário Miranda
- 21 a 27/11 - cursos, concursos, festivais, palestras (Teófilo Otoni) e seminário no Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), também em Teófilo Otoni
- 24/11 – Bolerata e atividade cultural no Serro
- 24 e 25/11 – Seminário na PUC-Serro
- 27/11 – Data de nascimento e dia central das comemorações. Atividades em Teófilo Otoni e Serro. Entrega da Comenda pelo Governo do Estado.
- 27, 28 e 29/11 - Conferência promovida pela UFMG, em BH
- 28/11 – Sessão solene, no Senado Federal
NILMÁRIO PUBLICA LIVRO
Visando atribuir a real importância histórica a esta personalidade, o ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, irá publicar um livro (ainda sem nome) sobre a vida do político e empreendedor Teófilo Otoni. "Nasci na cidade de Teófilo Otoni e conheço a história do seu fundador desde adolescente. Sempre me incomodou o fato de que os livros oficiais nunca reconheceram a sua verdadeira contribuição para o Estado e para o país. O livro será uma excelente oportunidade para relembrar quem foi e qual a real importância de Teófilo Benedito Otoni para a história", destacou.
Resgatar esta parte da história é imprescindível, pois até hoje o Brasil tem conquistas a alcançar que já eram vislumbradas pelos empreendimentos de Teófilo Otoni. Seus projetos ainda são exemplos para os nossos dias, como a integração do Mucuri/Jequitinhonha com o resto do país através do transporte intermodal (rodovias, ferrovias, navegação fluvial e marítima), que garantiu promoção social, econômica e política para uma população significativa da época, cerca de 200 mil pessoas. Também suas idéias continuam vivas e atuais, como as lutas permanentes pela ampliação da cidadania e contra todas as formas de opressão e de autoritarismo.
O Blog vai acompanhar e divulgar cada etapa de elaboração do livro, trazendo curiosidades, entrevistas e notícias sobre as pesquisas.
PROCURA-SE
Como parte das pesquisas para a elaboração do livro, Nilmário e sua equipe procuram um exemplar do jornal "Sentinella do Serro", uma das mais importantes publicações mineiras do século XIX, editado e dirigido por Teófilo Otoni, no Serro, de 1830 a 1832. Não há notícias atualmente da existência de algum exemplar, mas seria certamente um grande achado para as comemorações deste ano.
Indique e-mails de amigos(as), para que eles(as) também recebam o Blog.
Participe das atividades de comemoração.
Este Blog é uma publicação do
INSTITUTO SOLIDARIUM
APOIO:
Correios
Prefeitura de Ouro Preto
Banco do Brasil
Voltar para a página principal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário