Idéias, projetos e realizações de Teófilo Otoni
A partir deste número do Boletim, vamos sempre dedicar um espaço para divulgar pontos importantes da trajetória de Teófilo Otoni, como suas idéias, projetos e realizações. Serão publicados pequenos textos de obras ou de autores que escreveram sobre o político e empreendedor, com o objetivo de mostrar um pouco mais sobre as convicções e as utopias que orientaram sua vida. Começamos com “Teófilo Otoni e a questão indígena”, do professor e pesquisador Leonardo de Souza Miranda.
Leia mais
Nova reunião das entidades
No dia 3 de setembro foi realizada a segunda reunião da Comissão do "Bicentenário de Teófilo Benedito Otoni". Estiveram presentes membros das instituições: Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (AFATO), Associação dos Amigos do Serro (AASER), Instituto Histórico de Teófilo Otoni, TV Comunitária de Belo Horizonte (TVC), Via Social e Instituto Solidarium. Cada um dos participantes relatou o que está sendo organizado nas cidades. Uma das realizações citadas durante o encontro foi a detalhada em seguir:
Atividades nas escolas do Serro
Está acontecendo no Serro desde o mês de junho uma exposição itinerante de painéis sobre a vida de Teófilo Benedito Otoni, que percorrerá várias escolas da cidade. Outra iniciativa local, para que crianças e jovens estudantes do município possam conhecer a história de Otoni, é o “Teatro de Sacada”, organizado pela professora Zara Simões. A encenação possibilita que os “pequenos” serranos conheçam um pouco sobre um importante evento que marcou a história do conterrâneo. O evento narrado se passa em 1831, quando mulheres do Serro, lideradas por Salomé Queiroga, promovem uma moção de apoio ao movimento que pregava a ampliação da democracia brasileira e o fim da influência dos portugueses em nossa política, contribuindo decisivamente para a abdicação de D. Pedro I.
Ver detalhes e fotos
Novidades no blog
Desde o último boletim algumas informações divulgadas no blog foram atualizadas. Veja as novidades:
Programação
- 23/11 - Lançamento do livro do historiador Valdei Araújo, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sobre a Companhia do Mucuri, em parceria com o Arquivo Público Mineiro, no Serro
- 24/11 – Bolerata e atividade cultural no Serro
- 23 e 24/11 – Seminário na PUC-Serro
- 27/11 – Lançamento do livro do historiador Valdei Araújo, em Teófilo Otoni
- 29/11 – Sessão solene no Senado Federal, em Brasília
- 01/12 – Sessão comemorativa no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG)
Ver programação completa
Livro publicado na década de 80 ainda está à venda
A Villa Rica, uma das mais tradicionais editoras de BH, que publicou a principal obra sobre a vida de Teófilo Otoni na década de 80 (na época, com o nome de Editora Itatiaia), ainda está em plena atividade, no bairro da Floresta, em BH. O Sr. Pedro Paulo Moreira, que há décadas dirige a empresa, sempre com o mesmo entusiasmo pela literatura, anuncia que a loja da editora ainda tem vários exemplares do “Teófilo Ottoni, Ministro do Povo”, de Paulo Pinheiro Chagas (4.ª edição). O livro é vendido ao preço de R$ 30 reais, à R. São Geraldo 67, Bairro Floresta.
Mais informações pelo telefone 3212-4600 ou no site: http://www.villarica.com.br/.
Mais notícias sobre o evento realizado no Restaurante Dona Lucinha
Como foi divulgado no boletim de número 2, no dia 14 de agosto foi realizada uma reunião no restaurante Dona Lucinha, em Belo Horizonte, relacionada às comemorações do bicentenário de Teófilo Benedito Otoni. Estiveram presentes representantes de várias cidades mineiras, como Serro, Teófilo Otoni e Santa Luzia. Para ressaltar a importância de todos os presentes no evento, foi acrescentada no blog a lista dos participantes.
Veja a lista
Biografia de Teófilo Benedito Otoni
Teófilo Benedito Otoni nasceu em 27 de novembro de 1807, na antiga Vila do Príncipe, hoje cidade do Serro. Deixou para o Brasil uma herança inestimável, composta por idéias, lutas, projetos, direitos, leis, obras e desenvolvimento, que fizeram dele um dos mais respeitados personagens da nossa história.
Leia a biografia
A PROCURA CONTINUA
Como parte das pesquisas para a elaboração do livro, Nilmário Miranda e sua equipe procuram um exemplar do jornal "Sentinella do Serro", uma das mais importantes publicações mineiras do século XIX, editado e dirigido por Teófilo Otoni, no Serro, de 1830 a 1832. Não há notícias atualmente da existência de algum exemplar, mas seria certamente um grande achado para as comemorações deste ano.
Acesse o blog: www.teofilootoni.blogspot.com
Indique e-mails de amigos(as), para que eles(as) também recebam o BOLETIM.
Participe das atividades de comemoração.
Este BOLETIM é uma publicação do
INSTITUTO SOLIDARIUM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário