Idéias, projetos e realizações de Teófilo Otoni
Na segunda edição do Boletim, começamos a publicar uma seção para divulgar pontos importantes da trajetória de Teófilo Otoni, como suas idéias, projetos e realizações. O último texto, de autoria do professor e pesquisador Leonardo de Souza Miranda, tinha como assunto e título “Teófilo Otoni e a questão indígena”. Agora é a vez de abordar o tema “Teófilo Otoni Empreendedor”. Em entrevista, Gilberto Ottoni Porto, nascido em Teófilo Otoni, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Mucuri e, sobretudo, um estudioso da história da sua cidade natal, ressalta o lado inovador e vitorioso do empresário Teófilo Benedito Otoni.
Leia mais
Terceira reunião das entidades
No dia 24 de setembro (segunda-feira) foi realizada a terceira reunião da Comissão do "Bicentenário de Teófilo Benedito Otoni", na residência do casal Armando e Laene Freire (AASER), com a presença de várias pessoas e representantes de instituições. Os participantes relataram o que está sendo organizado nas cidades e os preparativos para as próximas atividades. O município de Santa Luzia está organizando uma bela programação, que será divulgada no próximo Boletim. Em breve, serão também divulgadas as datas de lançamento do livro do ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, sobre Teófilo Benedito Otoni. A previsão é que os lançamentos aconteçam no início de novembro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Teófilo Otoni, Serro, Ouro Preto, Minas Novas e Diamantina. Assim que estiverem definidos os locais e as datas, este boletim divulgará as informações.
Jornal do Serro fala sobre Teófilo Benedito Otoni
O jornal mensal “Informa AASER”, publicado na internet e produzido pela Associação dos Amigos do Serro, ressaltou as comemorações dos 200 anos de nascimento de Teófilo Benedito Otoni. A AASER teve como presidente por vários anos a serrana Maria Coeli Simões Pires que, ao lado de uma competente direção, fundou e transformou a entidade em importante espaço de projetos voltados para a comunidade do Serro. Atualmente é presidida por Délson Miranda Tolentino, que dá seqüência aos trabalhos, empreendendo junto com uma nova diretoria e com muito dinamismo, outras ações de apoio às demandas do município.
Acesse o site
Jornal da AFATO divulga programação
O último número do jornal da AFATO (Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni), trouxe várias matérias relativas ao "Bicentenário de Teófilo Benedito Otoni". O jornal publicou matérias sobre o lançamento do selo dos Correios, sobre as atividades programadas no país e sobre a instituição da “Comenda Teófilo Otoni”, aprovada recentemente pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, através da lei 16.920/2007. Circulando em papel, mensalmente, com uma incrível regularidade há mais de 10 anos, a publicação tem como responsável o jornalista Arnaldo Gomes Pinto. A AFATO tem realizado diversos encontros de congraçamento da comunidade teófilo-otonense em Belo Horizonte, com uma participação expressiva de conterrâneos, o que terá um importante papel nas comemorações do Bicentenário. Gecernir Colen (presidente), Fernando Schüffner (vice-presidente) e Sônia Sambüc (secretária), entre outros membros da direção da entidade, têm participado ativamente das atividades preparatórias. Mais informações sobre os encontros da entidade podem ser obtidos pelo telefone 3224-3124 ou pelo e-mail afato@bol.com.br
Família Otoni do Serro entra nas comemorações
A família Otoni deixou muitos descendentes espalhados pelo Brasil afora, mas tem poucos representantes atualmente no Serro. Entre eles estão os netos do Sr. Cilino Teixeira e filhos do Sr. Lilico - Gerdal, Geraldo e Gilmara Jamarino Otoni - que estiveram recentemente em contato com a Comissão. Este contato traz para as comemorações um importante ramo da família, que ainda faltava. Não podendo participar da última reunião, em razão de compromissos já assumidos, eles estarão presentes no próximo encontro da Comissão em Belo Horizonte, trazendo sua indispensável contribuição para as atividades.
Leia sobre a casa da família Otoni no Serro
A PROCURA CONTINUA
Como parte das pesquisas para a elaboração do livro, Nilmário Miranda e sua equipe procuram um exemplar do jornal "Sentinella do Serro", uma das mais importantes publicações mineiras do século XIX, editado e dirigido por Teófilo Otoni, no Serro, de 1830 a 1832. Não há notícias atualmente da existência de algum exemplar, mas seria certamente um grande achado para as comemorações deste ano.
Participe você também. A sua contribuição é muito importante para resgatar a história de um dos mineiros mais importantes de todos os tempos.
Se você conhece alguém, que poderia gostar de saber estas e outras informações divulgadas nos boletins, envie o contato para o e-mail: bicentenarioto@gmail.com.
Acesse e comente o blog: www.teofilootoni.blogspot.com
Indique e-mails de amigos(as), para que eles(as) também recebam o BOLETIM.
Participe das atividades de comemoração.
Este BOLETIM é uma publicação do
INSTITUTO SOLIDARIUM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário