segunda-feira, 29 de outubro de 2007

BOLETIM DE DIVULGAÇÃO DO LIVRO E DAS COMEMORAÇÕES – nº 5 - OUTUBRO/2007

Idéias, projetos e realizações de Teófilo Otoni

Na segunda edição do Boletim, começamos a publicar uma seção para divulgar pontos importantes da trajetória de Teófilo Otoni, como suas idéias, projetos e realizações. A prefeita da cidade de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire, nos contou, em entrevista, um pouco sobre a importância que o fundador do município teve e ainda tem para a população local. Ela ressaltou a relevância de utilizar as comemorações do bicentenário do nascimento de Teófilo Otoni para reforçar junto aos moradores da cidade, as idéias, os feitos e a história deste ilustre personagem histórico.

Leia a entrevista


Criação do museu em Teófilo Otoni

Em um artigo produzido pelo mestre em história, Marcio Achtschin, com o título “Por que é importante de criar um museu em Teófilo Otoni”, o pesquisador destaca a relevância da figura de Teófilo Benedito Otoni para a história do Brasil e de Minas Gerais. No texto, Achtschin afirma que é de primordial importância se criar um museu para cultivar a cultura e a história da região do Vale do Mucuri, como meio de contribuir para o fortalecimento da consciência e da cidadania.

Leia o artigo



Santa Luzia homenageia Teófilo Otoni

Desde 1999 está em vigor na cidade de Santa Luzia (região Central de Minas Gerais), a resolução nº 008/97, que criou o Diploma do mérito Legislativo Municipal de nome Teófilo Ottoni. A comenda tem como objetivo homenagear pessoas que contribuíram para o poder legislativo da cidade. De acordo com o ex-prefeito e um dos autores do projeto, Denílson Martins, o diploma tem este nome para ressaltar a importância de Teófilo Benedito Otoni na implantação da república e na difusão dos ideais democráticos do Brasil.



Municípios “filhos” de Teófilo Otoni


Em 2007, o professor doutor, Leônidas Conceição Barroso, e o aluno do mestrado Tiago Cisalpino Pinheiro, desenvolveram uma pesquisa que estudou os municípios que se originaram a partir da cidade de Teófilo Otoni. Em 1878, quando a primeira cidade foi fundada, ocupava toda a região do Vale do Mucuri e uma parte do Vale do Rio Doce. Hoje, já são 27 municípios presentes na mesma área.


Veja o mapa


Teófilo Otoni na revista da Casa dos Contos, de Ouro Preto.

Será publicado na revista da Casa dos Contos em Ouro Preto, um artigo escrito por Nilmário Miranda sobre a relação de Teófilo Otoni com a cidade que era capital de Minas Gerais. A previsão é que o artigo seja publicado no mês de novembro. A edição é distribuída em todo o Brasil para cerca de três mil pessoas relacionadas à conservação do patrimônio histórico e cultural do país.

A PROCURA CONTINUA


Como parte das pesquisas para a elaboração do livro, Nilmário Miranda e sua equipe procuram um exemplar do jornal "Sentinella do Serro", uma das mais importantes publicações mineiras do século XIX, editado e dirigido por Teófilo Otoni, no Serro, de 1830 a 1832. Não há notícias atualmente da existência de algum exemplar, mas seria certamente um grande achado para as comemorações deste ano.



Participe você também. A sua contribuição é muito importante para resgatar a história de um dos mineiros mais importantes de todos os tempos.

Se você conhece alguém, que poderia gostar de saber estas e outras informações divulgadas nos boletins, envie o contato para o e-mail: bicentenarioto@gmail.com.

Acesse e comente o blog: www.teofilootoni.blogspot.com



Indique e-mails de amigos(as), para que eles(as) também recebam o BOLETIM.
Participe das atividades de comemoração.

Este BOLETIM é uma publicação do
INSTITUTO SOLIDARIUM

Nenhum comentário: